5ª Jornada CN Grupo B Sub-18 SL Benfica Rugby – 14 vs Caldas RC/Torrense Rugby – 41

5ª Jornada Campeonato Nacional Sub-18 Grupo B Lisboa/Sul 1

Caldas venceu categoricamente o SL Benfica Rugby (41-14) e classifica-se em 1ºlugar no Grupo, apurando-se para a Fase Final.

Nesta última jornada para o Caldas RC, atendendo que o Belas RC desistiu da competição, os Pelicanos deslocaram-se até ao Complexo Desportivo do Jamor onde venceram o Benfica por 14-41 (2E – 7E), garantindo o primeiro lugar do grupo nesta fase regional e o apuramento para uma fase nacional.

A viagem começou cedo de manhã, num dia agradavelmente ameno e com sol, mas o XV do Caldas apresentava várias ausências devidas a lesões e à gripe.

Acrescentando às faltas registadas, o Clube jogava em várias frentes neste Domingo, sendo uma delas a competição do Torneio Regional Rugby VII Grupo C, do escalão sub-16, em Loulé, o que inviabilizou a utilização de alguns jogadores deste escalão e que já têm competido no escalão superior.

Embora apenas com 14 jogadores disponíveis para este embate, os jovens Caldenses entraram determinados e concentrados no seu plano de jogo sabendo que teriam de dar tudo para compensar a falta do 15º jogador.

O jogo iniciou-se com muita entrega de parte a parte, o Benfica procurando uma vitória que poderia permitir a qualificação para a próxima fase e o Caldas muito concentrado tentando adaptar o seu jogo ao adversário e compensar bem, com movimentações táticas, a falta de um jogador numa das pontas.

Progressivamente o Caldas foi tomando conta do jogo e numa penetração contundente dos seus centros, conseguiriam o primeiro ensaio aos 20 minutos, sendo este bem convertido pelo capitão de equipa.

Embora reduzidos a 13, por uma expulsão temporária, os Pelicanos carregaram e aceleraram para contrariar um reforço psicológico do adversário, conseguindo mais dois ensaios convertidos até ao intervalo.

1ª parte: SL Benfica Rugby – 0 /Caldas RC – 21.

O segundo tempo começou praticamente com um novo ensaio Caldense, desta vez não convertido.

O Caldas jogava melhor à mão com transições rápidas, faseando bem o jogo e com acelerações penetrantes aproveitando os desequilíbrios criados.

Aos 13 e 23 minutos foram conseguidos mais dois ensaios, no entanto a defesa do Benfica estava a acertar obrigando os Pelicanos a marcar mais pelas laterais e dificultando assim a conversão dos ensaios, não conseguindo nenhuma na 2ª parte.

Aos 30 minutos o Benfica numa excelente jogada de avançados, conseguiu o seu primeiro ensaio com uma difícil mas conseguida conversão.
Os jovens Pelicanos reagiram de imediato ganhando a posse de bola na receção e com uma jogada rápida que percorreu toda a largura do campo, marcou o seu 7º ensaio falhando a respetiva conversão.

Nos últimos 5 minutos, surgiu mais uma infelicidade, com uma lesão que deixou os Caldenses com apenas 13jogadores, mais uma vez. A frescura física também já não era a mesma, e o Benfica lutando até ao último segundo numa carga de avançados nos últimos 5 metros, conseguiu o segundo ensaio convertendo-o ao cair do pano.

Resultado final: SL Benfica Rugby – 14 (2 E, 2 T) / Caldas RC – 41 (7 E + 3 T).

Um jogo inteligente por parte dos Caldenses que souberam superar a falta em campo de um e por vezes dois jogadores, conseguindo com generosidade, entrega e abnegação manter o jogo intenso e imprevisível. O Benfica lutou e procurou sempre contrariar um jogo talvez mais maduro dos Pelicanos, mas os Caldenses foram valentes e competentes.

Alinharam pelo Caldas Rugby Clube:

Bernardo Nascimento, António Maltez (1E), José Maria Vieira, Baltasar Fernandes, Diogo Vieira, Ricardo Rei (1E), Afonso Montargil, Mateus Neves, Duarte Jasmins (1E), Alexandre Vieira, Tomás Lamboglia (C) (3T), Tomás Jacinto (2E), Eduardo Vieira (2E) e Diogo Lucas.

Treinador: Patricio Lamboglia
Fisioterapeuta: João Raimundo/Physioclem
Diretor Equipa: Adelino Jacinto

Um agradecimento muito especial à Transwhite e JF Nª Srª do Pópulo, Coto e S.Gregório pela cedência dos transportes da Equipa.

Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha e aos nossos patrocinadores:

Partilhar...Share on Facebook
Facebook