9ª Jornada CN 1ªDivisão Caldas RC – 0 vs CR Évora -35

Pelicanos perdem com o líder, em casa

9ª Jornada do CN 1ª Divisão Caldas Rugby Clube vs CR Évora

Numa tarde com sol e ventosa, o bastante público que se deslocou ao complexo desportivo das Caldas da Rainha assistiu a uma partida de Rugby mais lutada do que bem jogada.
O Caldas entrou decidido a contrariar a esperada supremacia do Évora, o atual líder incontestado da “Primeirona” e que se apresentou também fortemente determinado a manter essa condição.
O jogo prometia e nos primeiros vinte minutos correspondeu a essa expectativa. Ainda que ambas equipas não tenham apresentado grande qualidade no seu jogo, fases repartidas e muita luta nas disputas no solo iam mantendo a partida viva.
Os Eborenses, algo ríspidos nas placagens, viram, precisamente por falta grave num desses lances, um dos seus jogadores amarelado e levado a cumprir oscorrespondentes10 minutos no “sin bin”.
A primeira ocasião para toque de meta pertenceu aos Pelicanos, num alinhamento ganho nos 5 m adversários, mas um adiantado na tentativa de conclusão da jogada comprometeu o ensejo.
Também por falta escusada num ruck o talonador da casa teve o mesmo castigo aos 12minutos.
E foi no período que as duas equipas estavam reduzidas a 14, que o Évora chegou ao ensaio, aos 16 minutos na sequência de varias fases de pick & go dos seus avançados e uma rápida circulação da oval até á ponta.
Primeiro quarto: Caldas RC – 0 / CR Évora – 5.
Os Eborenses foram insistindo no seu jogo de avançados e entrada rápidas dos seus 3/4 e os Caldenses foram resistindo, defendendo com muita coragem procurando, sempre que possível, responder com jogadas rápidas de contra-ataque. Contudo erros técnicos e faltas sistemáticas nas disputas no solo iam comprometendo uma resposta eficaz.
À meia hora e na sequência de várias fases de ataque junto da linha de ensaio do Caldas, uma penalidade foi aproveitada pelo chutador do Évora para aumentar o resultado.
E foi já no período de descontos que, em nova ocasião de pontapé aos postes, a equipa visitante voltou a pontuar.
Ao intervalo, Caldas RC – 0 / CR Évora – 11.
Um Évora mais forte, mas um Caldas a defender bem.
Se já na primeira parte o jogo tinha sido muito faltoso, na segunda esta característica acentuou-se.
Os Pelicanos procuraram colocar bolas a pressionar a defesa Alentejana, através de pontapés táticos ou bolas à touche. Mas, ou por resposta eficaz ou por falhas na colocação nos alinhamentos estas iniciativas não tiveram êxito.
Aos 50 minutos, e na conclusão de um pontapé alto a solicitar o seu ponta o Évora obteve o seu segundo toque de meta. Caldas RC -0 / CR Évora – 16.
Ainda procurou responder a equipa da casa e uma excelente iniciativa dos seus defesa e segundo centro apenas foi travada in extremis pela defensiva adversária.
Terceiro quarto: Caldas RC – 3 / CR Évora – 16.
Terminou aqui a reação Pelicana. O jogo passou a ser mais lutado que jogado, mas com as muitas interrupções a desgastarem a possibilidade de resposta mais capaz.
Aproveitou o Évora, equipa muito experiente e com jogadores mais poderosos fisicamente.
Aos 72 minutos um terceiro ensaio, este transformado, colocou o resultado em Caldas RC – 3 / CR Évora – 16.
Acreditando que poderiam chegar ao ponto de bónus atacante os Eborenses carregaram e, já em tempo de compensação – o árbitro parou o cronómetro em várias ocasiões para assistências – obtiveram o seu prémio, marcando mais dois ensaios, dos quais um foi transformado.
Resultado final: Caldas RC – 0 / CR Évora – 35.
Resultado algo pesado mas sem qualquer discussão. Venceu a equipa mais adulta e que apresenta um Rugby mais evoluído.
Defesa corajosa dos Pelicanos, mas muito faltosos no jogo do solo.
O CRC alinhou:
Filipe Nobre, David Esteves, Rui Santos, Sebastião Vasconcelos, Bruno Martins, Gonçalo Sampaio, Ricardo Marques (Cap.), Cristiano Manuel, Salvador Cambournac, Tomas Lamboglia, Diogo Vasconcelos, Jonathan Nolan, Tomas Jacinto, Pedro Madaleno, Gonçalo Silva, João Vicente, Gustavo Moura, António Mil-Homens, Filipe Gil, Leonardo Ferreira, João Leitão.

Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha, e aos nossos patrocinadores:

Partilhar...Share on Facebook
Facebook