10ª Jornada Fase Final CN Sub-18 Grupo B

10ª Jornada do CN Grupo B Serie 1 Apurados Sub-18 CR S. Miguel vs Caldas RC

A equipa Pelicana deslocou-se a Lisboa, ao Estádio 1º de Maio, para jogar a 10ª e última jornada deste Campeonato Nacional, defrontando o CR S. Miguel.

A partida foi englobada na Bulldog Cup, um excelente evento de Rugby Juvenil, muito bem organizado pelo clube Lisboeta.

Era jogo previsivelmente muito difícil para os Pelicanos, não só pela qualidade da equipa do S. Miguel, mas muito principalmente pelas inúmeras ausências na equipa do Oeste. Vários jogadores em viagem escolar, presença no estágio da Seleção Regional, Sub-16, lesões e uma política de não utilização dos sub-18 que já atuam na equipa sénior, limitaram os Caldenses, que se apresentaram com apenas 15 jogadores.

O resultado final, CR S. Miguel – 45 / Caldas RC – 8 espelhou a diferença entre as duas equipas, neste jogo em particular.

Os Bulldogs, a jogar em casa e em dia de festa para o seu clube, entraram melhor e rapidamente obtiveram vantagem no marcador.

Os Pelicanos procuraram sempre contrariar o jogo adversário, defendendo com coragem e determinação.

Com o seu Rugby característico, muito técnico e alicerçado no jogo à mão, o Caldas RC conseguiu equilibrar e chegou ao intervalo com uma diferença mínima no marcador, fruto de um ensaio por José Botelho e um pontapé de penalidade pelo capitão “Alex” Vieira.

CR S. Miguel – 12 / Caldas RC – 8.

Na segunda parte veio ao de cima o maior poderio, sobretudo físico, da equipa da casa, que, beneficiando também de um banco completo, foi construído um resultado desnivelado.

Procurou sempre responder, com atitude, a equipa Caldense, mas, manifestamente, as forças em presença não se mostraram equilibradas. Quando assim é a quebra psicológica também vem ao de cima, principalmente nestas idades mais jovens.

Resultado Final: CR S. Miguel – 45 / Caldas RC – 8

A destacar pela positiva a coragem e generosidade dos Pelicanos que se apresentaram a jogo, demonstrando a qualidade do seu Rugby.

Alinharam pelo CRC: Bernardo Nascimento, Ricardo Rei, Rodrigo Pereira (Torrense), Diogo Vieira, José Botelho (Torrense, 1 E), José Contreras, Duarte Jasmins, Baltazar Fernandes, Rodrigo “Pulga” Henriques, Alexandre Vieira, Alvaro Jasmins, João Pedro Lamy (Torrense), Eduardo Vieira, Tomás Fidalgo, Diogo Lucas.

Treinador: Patricio Lamboglia
Fisioterapeuta: João Raimundo/Physioclem
Diretor de Equipas: António Maltez

A equipa foi acompanhada pelo membro da Comissão Diretiva Pedro Lucas.

Com um jogo em atraso ainda para disputar, correspondente à 4ª jornada desta Fase Final, o percurso desta equipa do Caldas RC pode, desde já, considerar-se positivo e dentro dos objetivos traçados no início da época: em primeiro lugar possibilitar a estes jovens, com talento, competição em Rugby de XV, numa primeira fase no torneio de âmbito regional, que os Pelicanos conquistaram, e numa segunda fase disputando um campeonato de âmbito nacional; em segundo lugar possibilitar aos jovens de escalão inferior competirem a um nível mais elevado, tornado mais rápida a sua evolução técnica, mas também tática (desenvolver o estilo de jogo Pelicano); e, finalmente, libertar os melhores talentos, já com capacidade para jogar no escalão sénior, para reforçarem a equipa do topo da pirâmide, promovendo, ao mais cedo, a sua integração a este nível. Esta política foi complementada com a integração de jogadores do Torrense Rugby, jovens que sem esta parceria dificilmente teriam condições de jogarem, em competição, Rugby de XV, a modalidade mais adequada para estas idades.

Os nossos agradecimentos ao apoio da Transwhite que cedeu duas carrinhas para o transporte da equipa.

e, também, aos nossos patrocinadores:

Partilhar...Share on Facebook