CN II Divisão Sevens Seniores 2016-2017 / Taça TransWhite

Pelicanos Vice-campeões Nacionais da 2ª Divisão Rugby Sevens, no escalão Sénior

Com organização do Caldas RC, disputou-se este Domingo, 19 de Junho, o Campeonato Nacional de Rugby Sevens, 2ª Divisão, época 2016-207, no escalão Sénior.

A exemplo da época passada e do que já tinha acontecido no fim-de-semana anterior, para o escalão Sub-16, a Federação Portuguesa de Rugby atribui ao clube Caldense a realização de um torneio de nível nacional, reconhecendo a capacidade organizativa do Caldas RC e a excelência das instalações do Complexo Desportivo.

Estiveram presentes nove equipas, vindas de norte a sul do país, num total de cerca de 150 participantes, entre jogadores, equipas técnicas e arbitragem.

O público que acorreu ao complexo de Rugby das Caldas da Rainha, num dia Domingo de muito quente, ainda que ligeiramente encoberto, assistiu a dezoito jogos, repartidos pelo relvado principal e pelo campo sintético, bem disputados e a um torneio que apenas foi decidido, e por uma diferença mínima, no último jogo, disputado entre a equipa Caldense e o RC Montemor, equipa que milita na Divisão de Honra do Rugby Nacional.

A vitória no torneio e o título de campeão nacional da 2ª Divisão, na variante sevens, assentou, com justiça, à equipa alentejana do RC Montemor. O “shield”, troféu tradicional destes torneios, foi entregue ao capitão dos alentejanos pelo Engº Alberto Pereira, Vereador de Desporto da CMCR.

CLASSIFICAÇÃO FINAL do CN II Divisão Rugby VII:

1º RC Montemor
2º Caldas RC
3º CR Èvora
4º Rugby Galiza
5º Belas RC
6º Braga Rugby
7º CR S. Miguel
8º Rugby Ubuntu
9º Rugby FCT

A equipa Pelicana apresentou-se neste torneio com aspirações legítimas à conquista do “shield”.

E a competição revelou-se positiva para o Caldas RC. Prestações muito conseguidas nos dois encontros da Fase de Grupos (o Caldas RC integrou o Grupo B), colocaram a equipa no 1º lugar deste Grupo, apurando-se, assim para a disputa do 1º ao 3º lugar.

Confiantes, apoiados pelo seu público, os Pelicanos entraram com tudo nesta fase final e, vencendo os também alentejanos do CR Évora, 2º classificado da época passada, chegaram ao jogo decisivo com o RC Montemor dispostos a lutar pelo título.

Algum desgaste, e alguns erros em momentos capitais do jogo, não permitiram levar de vencida a forte equipa adversária. O empate que levaria o jogo para o “ensaio de ouro” esteve eminente, mas, aqui a sorte não esteve com os Pelicanos.

Resultados do Caldas RC:

1º jogo: Caldas RC – 40 vs Rugby Ubuntu – 0
2º jogo: Caldas RC – 55 vs Braga Rugby – 5
Apuramento 1º ao3º lugar:
3º jogo: Caldas RC – 26 vs CR Evora – 0
4ºjogo: Caldas RC – 12 vs RC Montemor – 19

Paralelamente ao Campeonato Nacional, o Torneio contou também para a disputa da Taça TransWhite, homenageando o patrocinador do Caldas RC como agradecimento ao apoio prestado ao Clube durante toda a temporada.

As Taças relativas aos 3 primeiros classificados foram, assim atribuídas a:

1º Lugar: RC Montemor
2º Lugar: Caldas RC
3º Lugar: CR Évora

e entregues aos capitães de equipa pelo vice-presidente e presidente do Caldas RC e pelo Vereador de Desporto da CMCR.

Por votação dos treinadores e capitães das equipas participantes, foi também atribuído o troféu de MVP ao jogador João Vacas de Carvalho do RC Montemor.

Excelente organização do clube Caldense, elogiada por todos os participantes.

Um aplauso a todos os atletas, das diferentes equipas pelo comportamento disciplinado e pela entrega ao jogo que evidenciaram ao longo de todo o torneio.

Alinharam pelo Caldas RC: Filipe Gil, Giorgi Turabelidze, Gonçalo Sampaio, Alexandre Vieira, Tomas Lamboglia (Cap.), Diogo Vasconcelos, Gonçalo Silva, Gustavo Moura, Nika Charkviani, Jonathan Nolan e Tomás Jacinto.

Treinador: Patrício Lamboglia
Diretor de Equipa: António Ferreira Marques

Fisioterapeutas: Rodrigo Santos/Physioclem e João Raimundo/Physioclem, que prestaram assistência a todas as equipas participantes.

Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha e aos nossos patrocinadores:

Partilhar...Share on Facebook