Troféu Bernardo Dourado – Escalão Sub18

Disputou-se este Sábado, 30 de Setembro, o já tradicional Torneio de Abertura do Caldas RC, este ano disputado no escalão sub-18, por forma a homenagear o “Benny”, falecido no início do ano. O Troféu Bernardo Dourado pretendeu assim prestar a devida lembrança a este jovem atleta exemplar do Clube Pelicano.

 

Estiveram presentes as equipas do SL Benfica Rugby e do RC Santarém, que ao aceitarem o convite se associaram a esta homenagem.

A equipa conjunta do Belas RC/Sporting Rugby, que também estaria presente, viu-se, à última hora impedida de participar, por razões alheias à sua vontade. Uma palavra de simpatia para estes Clubes que por motivos que não prestigiam o Rugby não puderam associar-se como era seu desejo.

 

 

Também a Comissão de Arbitragem não correspondeu à solicitação para nomeação de árbitros, em causa da atual situação de conflito que se vive no Rugby nacional. Os jogos foram, assim, dirigidos por elementos das três equipas presentes, saudando-se a especial participação do árbitro Caldense António Vidigal, que não deixou de prestar o seu contributo, atendendo ao tributo em causa.

 

Muito e entusiástico público acorreu ao campo de Rugby das Caldas da Rainha, familiares dos jovens jogadores presentes e colegas escuteiros do homenageado, enchendo as bancadas, num dia muito ventoso, como é típico da região Oeste.

 

 

A vitória no torneio assentou, com justiça, à equipa do RC Santarém, que mostrou um Rugby de boa qualidade e uma grande atitude competitiva.

 

 

A equipa Pelicana apresentou-se neste Torneio com uma equipa na sua maioria constituída por jogadores do escalão inferior e lançando um conjunto de novos elementos revelados no Rugby Escolar. A prestação foi muito positiva, revelando um potencial de desenvolvimento que augura uma época de êxitos.

 

 

Resultados:

1º jogo: RC Santarém – 17 (3 E, 1 T) vs SL Benfica Rugby – 5 (1 E)

2º jogo: Caldas RC – 26 (4 E, 3 T) vs SL Benfica Rugby – 5 (1 E)

3º jogo: Caldas RC – 14 (2 E, 2 T) vs RC Santarém – 19 (3 E, 2 T)

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL do Troféu Bernardo Dourado:

1º RC Santarém – 8 pontos

2º Caldas RC – 6 pontos

3º SL Benfica Rugby – 0 pontos

 

Por votação dos treinadores e capitães e diretores das equipas participantes, foi também atribuído o troféu de MVP ao jogador Duarte Jasmins do Caldas RC.

 

 

Na cerimónia final, vivida num clima de grande emoção, partilhado por todos os jogadores, técnicos, familiares e o muito público presente, o Troféu Bernardo Dourado e o prémio para o MVP foram entregues ao capitão da equipa do RC Santarém e ao jogador da equipada casa, respetivamente pela Mãe e pelo Pai do saudoso Benny.

 

De referir a atitude de grande nobreza por parte da equipa vencedora ao entregar o Troféu conquistado ao Clube Pelicano, como tributo à memória do homenageado, bem como uma camisola, autografada por todos os seus jogadores à família.

 

Na ocasião o Presidente do Caldas RC, Eduardo Pecegueiro, agradeceu a presença das equipas participantes e lembrou o exemplo eterno do jogador Pelicano Bernardo Dourado, referindo que o torneio será disputado em cada ano futuro.

 

Um grito final à memória de Benny encerrou em clima de verdadeiro Rugby esta jornada.

 

Excelente organização do clube Caldense, como já se tornou apanágio.

 

Um aplauso a todos os atletas, das diferentes equipas pelo comportamento disciplinado e pela entrega ao jogo que evidenciaram ao longo de todo o torneio. O Rugby esteve presente este último sábado nas Caldas da Rainha.

 

Alinharam pelo Caldas RC: Afonso Montargil, Afonso Pecegueiro, Alexandre Vieira, Álvaro Jasmins, António Maltez (Cap.), Bernardo Nascimento, Carlos Prieto, Diogo Lopes, Diogo Lucas, Diogo Vieira, Duarte Jasmins, Gonçalo Bernardo, Ismael Carvalho, João Pedro Lamy, João Rego, José Contreras, José Maria Vieira, Manuel Carriço, Paulo Ferreira (Torrense Rugby), Rafael Matos, Rodrigo Sebastião, Ricardo Rei.

Treinador: Patrício Lamboglia

Diretor de Equipa: António Ferreira Marques

Fisioterapeuta: Jéssica Balseiro/Physioclem, que prestou assistência a todas as equipas participantes.

 

Os nossos agradecimentos ao apoio da CM Caldas da Rainha e aos nossos patrocinadores.

Partilhar...Share on Facebook