O Clube

Esta é a nossa casa

complexo_municipal_caldas_pelicano_elipse

O Rugby surgiu nas Caldas da Rainha na década de 70, mais concretamente em 1974, pela mão do Prof. Antero Mil-Homens.Após esta tentativa, que durou até ao princípio da década de 80, o rugby caldense esteve no “congelador” até aos anos noventa.

Em 1993, um grupo de antigos alunos/praticantes do Prof. Mil-Homens, liderados pelo Fernando Tinta Ferreira (Vice-Presidente Caldas Sport Clube), pelo João Cordeiro, pelo Nuno Ribeiro, entre muitos outros, decidem relançar o projecto do rugby caldense. Contam para tal com o apoio da UAL e o entusiasmo e dedicação do seu responsável, José Luis da Silveira Botelho.

A 30 de Junho de 1993 é assinado o Protocolo de Cooperação Desportiva entre o Caldas Sport Clube e a Universidade Autónoma de Lisboa, dando origem à Secção Autónoma de Rugby do C.S.C.. A 5 de Outubro de 1993, uma equipa caldense efectua o seu primeiro jogo oficial das competições organizadas pela FPR.

Daí para cá, são incontáveis os episódios de esforço, dedicação, sofrimento e também hilariantes que já se passaram.

Actualmente, o Caldas Rugby Clube, fundado a 13 de Março de 1998, representa a cidade das Caldas da Rainha e a Região Oeste no Campeonato Nacional da I Divisão sénior, participando regularmente nas competições dos escalões de juniores, juvenis, infantis e benjamins.

Dispondo de instalações e condições quase únicas para a prática do rugby, estamos actualmente apostados em desenvolver projectos direccionados para os escalões de formação, nomeadamente através de parcerias com as escolas dos diferentes ciclos de ensino das Caldas da Rainha.

Ao contrário do imaginário popular, o rugby não é um jogo violento, é um jogo de contacto, viril. E são sobretudo os mais jovens que o reconhecem ao aderirem entusiasticamente a esta modalidade desportiva, a qual cultiva, junto dos seus praticantes, valores tais como Amizade, Liderança, Coragem, Confiança, Integridade, Respeito, Transparência, Espírito de equipa, Humildade, Inclusão, Dedicação.

Actualmente envolvidos numa parceria para desenvolvimento do Rugby no Oeste, o Caldas Rugby Clube encontra-se numa fase de grande expansão, resultado da aposta na contratação de estagiários que, a tempo inteiro, promovem e divulgam o Rugby na região, o que tem permitido um crescimento no número de praticantes, possibilitando que o clube passe a estar representado em todos os escalões, desde os sub-8 até aos seniores, passando por uma equipa feminina.

O Projecto do clube passa pela disseminação do rugby na Região Oeste, quer com os seus actuais parceiros, Rugby Clube de Peniche e Rugby Clube da Marinha Grande, quer criando novos polos de rugby na região (Bombarral, Alcobaça, Rio Maior, entre outros), criando as bases para uma futura equipa regional que participe na principal Divisão Nacional.

Partilhar...Share on Facebook